Chia: A Melhor Semente Para Perder Barriga, Emagrecer e Desintoxicar

A chia é uma simples semente, porém, com tantas características positivas que, não à toa, deram a ela o apelido de ‘superalimento’.

As sementes de Chia, uma planta do tipo herbácea encontrada no México, são consumidas há milhares de anos. Há registros de seu consumo até mesmo em comunidades de povos antigos da América Central, como é o caso da civilização Asteca. Nessa época, a semente era consumida, pois era considerada uma aliada no aumento da resistência física.

Com o passar do tempo, a chia ganhou reconhecimento por conta de suas propriedades nutricionais, que falaremos a seguir. Mas, foi a poucos anos que ela voltou com tudo ao cardápio ao ser associada ainda ao emagrecimento saudável.

Análise Nutricional da Chia

Chia

A Chia é uma semente rica, principalmente, em vitaminas e minerais. A seguir, confira uma breve análise nutricional em seguida seus principais componentes.

Cerca de 100g de chia possui: 595 calorias, 44g de carboidrato, 16g de proteínas e 31g de lipídios. Os carboidratos são de baixo índice glicêmico, ou seja, os mais recomendados para quem busca emagrecer saudável e ganhar massa muscular. Há ainda uma enorme concentração de fibras e nutrientes, sendo os principais entre eles:

• Ômega 3: a chia é um dos alimentos que contam com a maior concentração de ômega 3, sendo o teor do ácido graxo maior do que o encontrado no salmão ou na linhaça.

• Proteínas: a semente de chia é uma fonte proteica à medida que possui uma grande concentração de aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles não produzidos naturalmente pelo nosso organismo, como a leucina, fenilalanina, isoleucina, lisina, triptofano, metionina, histidina, valina e treonina.

• Magnésio: alguns alimentos são famosos pela alta quantidade de magnésio, como algumas oleaginosas, sendo nozes e castanhas, bons representantes neste sentido. Agora, imagine que as sementes de chia possuem o dobro da quantidade de magnésio do que esses alimentos.

• Fibras: e é exatamente essa característica que faz das sementes, uma aliadas tão importante no emagrecimento saudável. Duas colheres (o equivalente a algo como 25g) têm cerca de 8,5 g de fibra, ou seja, mais de 1/3 da quantidade de fibras que devemos consumir todos os dias.

• Cálcio: o leite da vaca é considerado um grande aliado para o consumo diário de cálcio, certo? Pois é. E a chia possui até 5x maior quantidade deste mineral do que o leite.

• Ferro e manganês: o manganês e ferro presentes nas sementes de chia chega a ter concentração 3x maior do que no espinafre.

• Antioxidantes: antioxidantes naturais, como é o caso do flavonoide kaempferol e do ácido cafeico são encontrados em grandes quantidades, o que melhora tanto a circulação sanguínea como promove a desintoxicação do organismo.

• Potássio: 100g de semente, possuem concentração 2x maior de potássio do que as bananas que popularmente são conhecidas como as maiores fontes de potássio.

• Vitamina C: essa vitamina também é encontrada em grandes quantidades na chia. A cada 100g da semente, são 5,4 mg de vitamina C (ou seja, 7x superior ao teor de vitamina C da laranja).

Além disso, uma porção de 25g de semente de chia também possui, em quantidades diárias recomendadas: 12% de tiamina (vitamina B1), 13% de niacina (vitamina B3), 13% de ferro, 16% de zinco e 3% de riboflavina (vitamina B2).

Porque devo consumir a semente?

Porque Consumir Chia

A semente de chia está atrelada a uma grande variedade de benefícios, a seguir, confira quais são os principais deles.

1. A chia promove a saciedade, graças à sua alta concentração de fibras, tanto solúveis como insolúveis;
2. Rico em ômega 3 a semente possui algo como 400% da quantidade recomendada deste ácido graxo;
3. Proteção aos olhos o que se dá graças à concentração de vitamina A em sua composição;
4. Contra o efeito dos radicais livres o que evita o envelhecimento das células;
5. Controle da diabetes e colesterol ruim.

Além disso, a chia também é um alimento aliado da saúde do cérebro, cabelos e pele, capaz de fortalecer o sistema imunológico, diminuir a ansiedade, depressão e até mesmo as celulites (pela diminuição da inflamação do organismo).

Porque a Chia é aliada no emagrecimento?

Chia Emagrece?

Como já vimos anteriormente, um dos principais benefícios da chia está no emagrecimento saudável.

O consumo da semente estimula a perda de gordura corporal por uma série de razões: pelo aumento da saciedade (que já destacamos anteriormente), pelo combate à inflamação do organismo e, especialmente, pelo efeito desintoxicante.

O mais recomendado para garantir a perda de peso é conciliar o consumo das sementes de chia à prática de atividades físicas.

Como consumir a chia?

Como Consumir chia

A chia é uma semente que pode ser consumida das mais variadas formas: em vitaminas, sucos naturais e até mesmo em saladas. Em todos os casos, duas colheres de sopa da semente são o suficiente para trazer os seus benefícios de modo expressivo para a saúde.

Além disso, também é possível adicionar porções de chia à receita de massas (como de biscoitos, pães ou bolos), arroz, milho, feijão e em outros alimentos.

Quanto devo consumir?

Quanto Devo Consumir de Chia

A recomendação diária para consumo da chia é de 25g. Essa porção conta com 10,5 g de carboidrato, 122 calorias, 4g de proteínas, 7g de gorduras, 8,5g de fibras, 158mg de cálcio, 84 mg de magnésio, 215 mg de fósforo, 122 mg de potássio, 0,155 mg de vitamina B1, 1,15 mg de zinco, 1,93 mg de ferro, 14 UI de vitamina A, 2,2 mg de vitamina B3 e 0,043 mg de vitamina B2.

Há contraindicação?

Contraindicações Chia

O consumo da chia pode ser contraindicado para diabéticos, hipotensos e indivíduos com hipertensão. Em todos os casos, o mais recomendado é consultar um nutricionista antes de realizar o consumo desta semente.

Onde Encontrar a Semente Milagrosa?Onde Encontrar Chia

A chia é encontrada em lojas de produtos e alimentos naturais. Porém, com a sua popularidade, também se tornou possível encontrá-la em grandes redes de supermercado.

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