Obesidade – 12 Dicas Que Você Precisa Saber Para Controla-la!

Obesidade é cada vez mais comum e o número de pessoas que estão acima do peso ou sofrendo com a doença são cada vez maiores.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, o excesso de peso aumento muito nos últimos seis anos. Quer saber mais sobre como controlar a obesidade? Então leia este artigo até o final.

Apesar da preocupação excessiva que grande parte das pessoas tem em relação ao corpo e peso, a obesidade tem atingindo muitos indivíduos ao redor do mundo e principalmente no Brasil.

Apesar da palavra assustar um pouco, não é exagero dizer que estamos passando por uma epidemia. E os motivos para o crescimento da doença são diversos, desde a má alimentação, genética e sedentarismo.

Segundo especialistas, essa epidemia da obesidade começou há cerca de 30, 40 anos e hoje é considerada pela Organização Mundial de Saúde como uma doença crônica.

Para se ter uma ideia da gravidade, hoje o Brasil tem um obeso a cada duas pessoas, número que tende a aumentar nos próximos anos. Isso é assustador!

Obesidade Infantil, A Grande Preocupação!

Não é apenas na faixa etária de adultos que o problema da obesidade tem surgido. Entre crianças de 7 a 10 anos temos atualmente 18% de excesso de peso, sendo que de 10 a 14 anos representam cerca de 23%.

Isso representa uma preocupação muito maior, tendo em vista que os responsáveis em alimentar as crianças são os adultos. Dessa forma surge uma grande questão:

É Possível Controlar a Obesidade?

O excesso de gordura ou de peso pode ser compreendido de duas formas: sobrepeso e obesidade. Essa conta se faz da seguinte forma: dividir o peso e pela altura ao quadrado. Quando dá geralmente entre 25 a 30 corresponde a sobrepeso, acima de 30 é considerado obesidade.

Sendo assim, a obesidade é considerada um excesso de peso maior. Um sobrepeso de 2 a 4 quilos já precisa ser tratado tendo em vista que pode começar a aparecer as primeiras doenças.

É possível sim controlar, basicamente através do estilo de vida da pessoa. Quem nunca se exercita e come muitos alimentos industrializados corre o risco de se tornar obeso, ficando muito mais difícil controlar e reverter esse quadro.

Para controlar a doença é necessário primeiramente adquirir bons hábitos alimentares.

Dicas para Controlar a Obesidade:

  • Beber muita água, cerca de 2 litros por dia;
  • Evitar, a ingestão de alimentos muito calóricos e industrializados;
  • Diminuir ou cortar o açúcar, carboidratos simples e refrigerantes;
  • Deixe de lado as sobremesas depois das refeições;
  • Sempre que puder comer: frutas, verduras e legumes;
  • Diminua o sal da comida;
  • Inclua chás de: gengibre, verde, hibisco, camomila para eliminar toxinas;
  • Inclua cereais, fibras e oleaginosas;»
  • Controle seu peso. Não precisa se pesar todos os dias, pelo menos de 15 em 15 dias;
  • Faça consultas e check-up médicos de seis em seis meses, ou pelo menos uma vez ao ano;
  • Escolha uma atividade física, nem que seja uma caminhada ou trocar os elevadores por escadas.

Doenças que Podem Surgir com a Obesidade:

É claro que grande parte das pessoas se preocupam em controlar o peso pensando apenas na parte estética. Mas isso é um erro, tendo em vista que o maior problema que a obesidade pode trazer são as doenças metabólicas: diabetes, colesterol e triglicérides.

Tudo isso caminha de mãos dadas com hipertensão, entre outras mais preocupantes e fatais. Com isso, pode ocorrer o entupimento das artérias, dando risco de enfarto e derrame. Hoje o número de pessoas que morre de enfarto é cada vez maior, e grande parte dessas pessoas tem uma doença metabólica, sendo que tudo isso é gerado pelo excesso de peso e gordura.

Controlar a Obesidade se Começa na Infância:

De maneira geral, o alerta que os especialistas fazem é que a obesidade precisa ser controlada desde a infância, ensinando bons hábitos para que eles possam ser mantidos e perpetuados na fase adulta.

É muito comum os pais compensarem a falta ou carência aos filhos com comida, o que é um erro. Reserve tempo para levar as crianças no zoológico, ao parque e estimule brincadeiras ao ar livre. Essa é a melhor maneira de incentivar a pratica de atividade física desde cedo.

Não Faça Dieta, e Sim Reeducação Alimentar:

Já está mais do que comprovado, as dietas não funcionam e só servem para bagunçar o nosso metabolismo. Nosso organismo não aguenta tantos períodos com baixa ingestão de calorias e, por isso, não conseguimos sustentar tanto tempo uma dieta muito restritiva.

O melhor caminho é escolher uma reeducação alimentar, com comidas preparadas em casa, alimentos naturais e sem a adição de açúcar.

Viu só, é com pequenas medidas que podemos controlar a obesidade e termos uma vida mais sadia.

Existem milhares de pessoas que estão passando por esse problema, se você gostou do artigo e acredita que ele pode ser útil, compartilhe nas redes sociais para ajudar cada vez mais pessoas.

Péssimo!Ruim!Regular!Bom!Ótimo! (44 Votos, Média: 4,71 de 5)
Loading...