Dieta Low Carb – Oque é? Como Funciona? Cardápios e Boas Dicas!

O corte de carboidratos vem sendo visto como uma estratégia muito eficiente para emagrecer saudável. Não à toa, o número de pesquisas envolvendo esse tipo de alimento só aumentou: mais de 20 estudos foram publicados unicamente no sentido de mostrar a eficácia da dieta low carb.

Mas afinal, você sabe o que é, e como funciona a dieta low carb? Hoje você vai conhecer todas as informações sobre essa dieta e sobre como ela pode ajudar muito na hora de emagrecer rápido.

O que é a Dieta Low Carb?

As dietas low carb surgiram a partir da comprovação científica de que os carboidratos são mais ofensivos ao acúmulo de gordura visceral do que a própria gordura saturada.

Esse tipo de dieta propõe que a quantia de carboidratos ingerida diariamente seja reduzida. Se em uma dieta normal, de tudo o que ingerimos, de 50 a 60% são carboidratos, na low carb essa quantidade passa para 5% a no máximo 40%.

Há ainda a recomendação de que os carboidratos a serem consumidos sejam os de baixo índice glicêmico, como arroz integral, banana, batata doce e outros.

Vale lembrar que você nunca deve anular totalmente o consumo de carboidratos, além de ser muito difícil (já que encontramos carboidratos até mesmo na alface, alho e cebola), é algo extremamente prejudicial à saúde.

Mas o que são Carboidratos?

Carboidratos

Os carboidratos são alimentos muito presentes em nosso cotidiano. Isso porque eles são representados pelos pães, batata, macarrão, arroz, bolos e outros alimentos neste sentido.

Além disso, os açúcares (presentes em refrigerantes e em doces em geral) também são carboidratos.

Porém, esses carboidratos são de lentíssima digestão, o que faz com que eles facilmente se acumulem em forma de gordura no nosso organismo.

Como a Dieta Low Carb Funciona?

Low Carb

O primeiro passo para você começar a dieta low carb é definir qual será a quantia máxima de carboidratos consumida diariamente,o que como já falamos, deve variar entre 5 a até 40% do nosso cardápio.

O mais recomendado é que a quantidade de carboidratos consumida diariamente não ultrapasse 20 gramas.

Uma boa dica antes de começar, é fazer uma compra no supermercado com todos os carboidratos permitidos (carboidratos de baixo índice glicêmico), como batata doce e arroz integral, por exemplo.

Na dieta low carb não há a necessidade de controle rígido de calorias mas, esse controle ocorre unicamente no consumo dos carboidratos.

Quais São os Alimentos Permitidos?

Alimentos Permitidos Low Carb

Uma grande vantagem da dietas low carb é a grande quantidade de alimentos que você poderá consumir durante a sua realização.

Entre eles destacamos:

Proteínas: Carnes magras, com destaque para peixes, patinho, peito de frango, ovos e whey protein. Até mesmo os embutidos como peito de peru e presunto, você pode consumir na dieta.

Frutas: Entre elas destacamos: cereja, morango, mirtilos, abacate e amora.

Alguns laticínios: É necessário que eles sejam light, ou seja, com pouca concentração de carboidratos. Leite vegetal, cream cheese, queijo parmesão e creme de leite estão permitidos.

Gorduras boas: Como é o caso de atum, óleo de coco, nozes, sardinha, salmão, azeite e abacate.

Água sem gás: (que deve ser consumida entre 2 a 3 litros por dia), outras bebidas recomendadas para a dieta low carb são: chás sem açúcar, café e sucos de frutas naturais.

Vegetais como: couve, couve flor, agrião, rúcula, alho poró, brócolis, alface, aspargo e rabanete.

Gelatinas: sem açúcar, frutos do mar e até mesmo maioneses também são alimentos que podem ser consumidos.

E os Alimentos Evitados?

Alimentos Não Permitidos Low Carb

Açúcares: o que inclui não só o açúcar branco, como também o mascavo, demerara, orgânico e até mesmo o próprio mel.

Alimentos feitos com farinha: bolos, macarrão, pães, biscoitos, cueca virada, cookies, pizzas, brioches, baguetes, rosquinhas e quaisquer outros alimentos feitos com farinha também devem ser evitados.

Vegetais com alta concentração de amido: esse é o caso de inhame, batata, cenoura e até mesmo mandioca. São alimentos de verdade e saudáveis, porém, extremamente ricos em carboidratos.

Leguminosas: como o grão de bico, lentilha e feijão também devem ser evitados.

Refrigerantes: Normal, zero, diet ou light.

Bebidas alcoólicas: Está proibida!

Quais São os Benefícios das Dietas Low Carb?

Beneficios Low Carb

Além de diminuírem drasticamente os índices de gordura corporal, que consequentemente levam ao emagrecimento saudável, as dietas low carb também contam com os seguintes benefícios:

Diminuição dos níveis de glicose (açúcar) no sangue;

Queda das taxas de triglicérides e de colesterol no organismo;

Emagrecimento até 3x mais eficaz (comprovado em estudos científicos);

Promovem a diminuição da retenção de líquidos (o que acaba com o inchaço);

Melhora no funcionamento do metabolismo, tornando a queima de gordura mais rápida.

A melhora dos hábitos de alimentação também é uma das grandes vantagens da dieta low carb.

Isso acontece uma vez que com a restrição de carboidratos, alimentos como frutas, vegetais, carnes magras, oleaginosas, laticínios com pouca concentração de carboidratos e grãos passam a integrar a dieta.

Nada de Excesso na Dieta Low Carb

Dieta Low Carb

No caso de uma restrição muito rígida dos carboidratos, ao invés de promover o emagrecimento, você vai acabar trazendo problemas para a sua saúde. Sendo assim, muito cuidado com a restrição.

A falta de carboidratos no organismo é capaz de trazer os seguintes sintomas: insônia, muito sono durante o dia, dores fortes de cabeça, letargia, oscilação de humor, dificuldade para se concentrar, cansaço, prisão de ventre e indisposição para a realização das atividades cotidianas.

Além disso, quando consumimos pouco carboidrato, há uma tendência em compensarmos com as gorduras e proteínas. Esse segundo grupo de alimentos, quando consumido excessivamente, pode levar ao desenvolvimento de diabetes, câncer e osteoporose, além de prejudicar o funcionamento dos fígados e rins.

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