Gengibre: 10 Benefícios Incríveis que Você Ainda Não Conhece!

Um detalhe faz toda a diferença: assim é o gengibre em relação à sua alimentação. Além de dar um sabor a mais para os seus pratos, essa raiz proporciona benefícios incríveis para a saúde.

Os motivos para incluir na dieta vão muito além de emagrecer, embora essa seja a principal razão da maior parte dos adeptos.

O gengibre já é utilizado há muitos anos como um remédio natural para tratar diversas doenças. Nos últimos tempos, estudos científicos têm comprovado grande parte das suas potencialidades.

Gengibre Emagrecer

1. Gengibre Emagrece

Sim, é verdade que o gengibre é capaz de auxiliar muito na perda de peso, porque ele é um termogênico natural e acelera o metabolismo. Assim, você irá queimar mais calorias ao realizar suas atividades rotineiras.

Se você pratica atividades físicas, irá perceber esse efeito com ainda mais intensidade.

Uma opção para consumir o gengibre com essa finalidade é turbinar a sua água: em uma garrafinha, coloque quatro ou cinco rodelas da raiz e vá bebendo ao longo do dia.

2. Combate a Enxaqueca

Você sofre com as terríveis dores de cabeça provocadas pela enxaqueca? Sente que nada é capaz de aliviar uma crise? O gengibre também pode ajudar com isso!

De acordo com uma pesquisa realizada, essa raiz é capaz de bloquear as prostaglandinas (que são sinais químicos emitidos pelas células) de provocar inflamações nos vasos sanguíneos e as consequentes dores.

Portanto, tomar o chá de gengibre pode ajudar tanto a prevenir quanto a aliviar as dores.

Na realidade, o gengibre é considerado um analgésico natural, portanto, é ótimo para amenizar dores no corpo de um modo geral.

3. Combate Azia

A ardência na região da boca do estômago é o sintoma mais característico da azia e pode ser eliminado com um bom chá de gengibre.

Se você quiser obter esse benefício, prepare o chá com uma colher de gengibre (picado ou ralado) para cada xícara de chá.

Esse mesmo chá também alivia os gases intestinais. Mas, para isso, o ideal é tomar uma quantidade maior, cerca de quatro xícaras ao longo do dia.

4. Combate Enjoos

É comum sofrer com náuseas e até mesmo vômitos em algumas situações: gestação, logo após procedimentos cirúrgicos ou tratamento de quimioterapia.

Nesses casos, o gengibre também pode ajudar: tome meia colher de café de gengibre raspado logo pela manhã.

Pode demorar cerca de 4 ou 5 dias para fazer o efeito, portanto, não se esqueça de tomar todos os dia. Quem sente enjoo durante viagens pode mascar um pequeno pedaço da raiz no trajeto.

5. Estômago Saudável

O consumo do gengibre é benéfico para o estômago de diversas formas. A principal delas é combatendo a bactéria chamada H. pylori, capaz de provocar gastrite e, em casos mais sérios, úlceras estomacais.

É importante lembrar que, em muitos casos, o câncer de estômago é provocado a partir de alterações celulares causadas pela úlcera.

Portanto, pode-se dizer que o gengibre também atua na prevenção desse tipo de câncer.

6. Previne Câncer no Cólon

Entre as muitas substâncias benéficas à saúde presentes no gengibre está a 6-gingerol.

Ela é capaz de impedir o desenvolvimento, crescimento e multiplicação de células cancerígenas localizadas na região do intestino.

Sendo assim, quem consome o alimento com regularidade, tem menos chances de desenvolver o câncer cólon-retal.

Lembre-se de que os cânceres que acometem órgãos internos são ligeiramente mais perigosos, porque a doença pode acometer os outros órgãos rapidamente, já que todos ficam muito próximos uns dos outros.

7. Propriedades Antioxidantes

Diversas reações químicas que acontecem em nosso organismo resultam em substâncias chamadas radicais livres.

Além de ocasionarem o envelhecimento e possível morte das células, esses radicais livres também podem causar doenças degenerativas e alguns tipos de câncer.

Pois bem, o gengibre é rico em antioxidantes e eles destroem os radicais livres.

Por consequência, o consumo do gengibre ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, mantendo a pele mais saudável e bonita, e ainda evita as doenças que estão associadas a esse envelhecimento.

8. Combate a Sinusite

Sofre com a sinusite? O acúmulo de secreção nos seios da face provocam terríveis dores de cabeça e nos ossos do rosto.

Dependendo do caso, pode entupir os ouvidos e incomodar ainda mais.

O gengibre é um excelente remédio natural para aliviar esses sintomas. Ele ajuda a desobstruir os seios da face porque deixa a secreção mais fluida e, assim, mas fácil de ser expelida pelo organismo.

Nesse caso, a forma de consumo mais indicada é o chá preparado com gengibre e água quente.

Se quiser potencializar esse chá, ferva o suco de dois limões, com uma colher de sopa de gengibre fresco ralado, duas colheres de sopa de mel e dois dentes de alho. O ideal é beber o chá quente durante a noite, antes de ir para a cama.

9. Açúcar Regulado

Esse é um benefício incrível para quem sofre de diabetes: o consumo frequente do gengibre ajuda a regular as taxas de açúcar no sangue.

10. Melhora a Circulação

O gengibre ajuda a abrir os poros do corpo e facilita a circulação sanguínea.

Por conta disso, ele é considerado como um afrodisíaco natural, porque com a circulação funcionando bem, o desempenho sexual também vai melhorar!

Para ter acesso a todos esses benefícios de uma forma geral, existem diferentes formas de incluir o gengibre em seu cardápio.

Além da água e do chá, você pode ralar a raiz até que vire um pó bem fininho e adicionar à salada, ao suco ou à sopa, por exemplo. A quantidade de calorias é bem pequena, por isso, não precisa se preocupar.


Se você gostou deste artigo não deixe de comentar e para ajudar outras pessoas, compartilhe nas redes sociais abaixo. (Facebook, Twitter, Google Plus, WhatsApp)

Péssimo!Ruim!Regular!Bom!Ótimo! (47 Votos, Média: 4,88 de 5)
Loading...