HIIT – Melhor Método Para Emagrecer, Perder Barriga e Afina a Cintura!

O HIIT, do termo em inglês High Intensity Interval Training, vem sendo apontado como uma das grandes apostas de quem quer emagrecer, perder barriga, construir massa ou eliminar gordura localizada de forma mais eficiente e rápida.

No português Hiit significa Treino Intervalado de Alta Intensidade, ou seja, aquela atividade na qual você alterna momentos de alta intensidade com os de baixa intensidade, que te ajudará a reduzir a gordura do corpo.

o Treino HIIT Funciona Mesmo?

Treino Hiit

Diversos estudos científicos realizados ao redor do mundo vêm comprovando a eficácia deste método, principalmente quando o assunto é emagrecer e os métodos tradicionais conhecidos de cardio.

Isso porque, antes os médicos costumavam dizer aos seus pacientes que para perder gordura era preciso, no mínimo, uma hora de atividade física moderada.

Com o Treino Intervalado de Alta Intensidade é preciso apenas 20 minutos de atividade física por dia, que tornará você capaz de queimar gordura pelo resto do dia e manter esse ritmo entre 24 e 48 horas depois de terminado o seu treino.

Porque ele Queima Tanta Gordura?

Hiit Queima Gordura

Se você já subiu em uma esteira ergométrica, conhece uma bicicleta ergométrica ou já passou em algum nutricionista, provavelmente escutou o termo Frequência Cardíaca e zona de queima de gordura.

Nos aparelhos de ginástica a tabela é chamada de zona de treinamento e nada mais é que um gráfico que te ajuda a descobrir em qual faixa Cardiovascular a sua Queima de Gordura é mais eficiente.

O HIIT consegue fazer com que você chegue à frequência cardíaca ideal para a queima calórica mais rapidamente e que o ato de diminuir e elevar a frequência te ajude a acelerar o metabolismo, comprovadamente eficiente para a perda real de gordura e de peso, sem atingir a massa muscular.

A Massa Muscular e o HIIT

Treino Hiit Massa Muscular

É comum que ainda associemos a musculação com o ganho de músculos e os exercícios aeróbicos como os queimadores de gordura.

Especialistas já sabem que esse pensamento não está completamente certo e que apesar da linha de pensamento estar correta, não são apenas esses exercícios aeróbicos e musculares que nos ajudam tanta na perda de calorias quanto na construção de músculos.

Isso porque já sabemos que quanto maior for o tempo dos aeróbicos, menores serão os ganhos de massa muscular, já que eles podem causar danos à hipertrofia e a força.

As Vantagens do Treino HIIT

Vantagens do Treino Hiit

Verifica Treinos mais curtos e mais eficientes

Com apenas 15 minutos é possível oxigenar o cérebro, queimar gordura e aumentar a eficiência dos músculos e isso apenas 4 vezes na semana. Isso porque as atividades são mais intensas e requerem mais atenção e trabalho do corpo.

Verifica Queimando gordura de forma mais eficiente

Ao acelerar a frequência cardíaca por um intervalo de tempo e depois diminuí-la, acabamos fazendo com que o metabolismo se acelere em busca de um equilíbrio na temperatura e na aceleração cardíaca. Isso faz com que o nosso organismo busque mais energia para queimar e conseguir manter essa estabilização.

Essa energia é encontrada nos alimentos que ingerimos e também nas células de gordura, que acabam diminuindo de tamanho e fazendo com que percamos peso de forma mais eficiente.

Verifica Aumento da Capacidade Cardiovascular

Os treinos intervalados conseguem fazer com que nosso corpo chegue ao que conhecemos como zona anaeróbica (aquela hora em que o coração está muito acelerado e o fôlego fica intenso). Isso tudo faz com que seu coração perceba que precisa trabalhar mais rápido para oxigenar e bombear melhor o sangue para o resto do corpo.

Isso faz com que sua capacidade cardiovascular fique mais intensa e que você tenha mais fôlego para manter as atividades do dia-a-dia e as atividades físicas mais intensas como uma corrida, escalada, entre outros.

Verifica Treinando sem equipamentos

Você até pode usar a bicicleta ou esteira ergométrica, mas a verdade é que para realizar um treinamento de HIIT não é preciso nenhum equipamento de ginástica. Isso porque é possível fazer atividades simples como corrida, pular corda, pedalar na rua, usar o peso do corpo e até mesmo pular em um caixote.

Verifica Perdendo peso, sem comprometer os músculos

Normalmente quando começamos uma dieta temos que tomar alguns cuidados para não perder massa muscular. Isso porque uma boa quantidade de músculos no corpo também te ajudará a manter a queima calórica mais alta durante as atividades.

Diferente dos exercícios aeróbicos convencionais que estimulam a queima de massa magra junto com a gordura, os exercícios de HIIT quando combinamos com treinos de resistência ajudam a preservar os músculos e queimar apenas as células de gordura.

Verifica Metabolismo

Nós já dissemos que o metabolismo acelera, principalmente por que o corpo busca reequilibrar nosso organismo enquanto trabalhamos. Além disso, os treinos de HIIT são mais eficientes na produção de um hormônio muito conhecido entre os apaixonados por musculação, o HGH, conhecido também como hormônio de crescimento.

Este hormônio é o responsável por turbinar a queima calórica e também por retardar o envelhecimento precoce.

Verifica Rápido e fácil

Outro grande benefício dessa atividade é a facilidade em realizar os treinos em qualquer lugar e com o tempo que você tem livre na agenda. Os treinos podem ser realizados no quarto do hotel, na rua de sua casa, no parque da cidade, em frente à televisão, onde você quiser.

O melhor é que você não fica preso ao horário de funcionamento das academias e pode pular corda ou realizar até mesmo um pequeno circuito no horário que tiver disponível por no mínimo 15 minutos e no máximo 20.

Dicas para Melhorar o Treino Hiit

Dicas do Treino Hiit

Muitas pessoas dizem que tentaram se adaptar ao HIIT, mas que com o tempo foram ficando mais cansadas e não conseguiam ver os resultados com tanta eficiência.

Isso acontece porque é comum que por ser uma atividade mais rápida, muita gente comece os exercícios em sua potência máxima.

O problema é que com o passar dos dias o corpo fica exausto e você passa a ter dificuldades para manter os exercícios. Por isso, comece gradualmente e respeite suas limitações.

Não importa se no início você não consegue correr em velocidade muito alta ou por mais de 15 minutos. Com o tempo seu corpo vai se acostumar, você ganhará mais resistência física e a atividade ficará ainda mais intensa.

É preciso lembrar também que você precisará encontrar uma atividade que te dê prazer, principalmente se está começando a praticar exercícios. Dessa maneira, as chances de ser manter ativo serão maiores.

A atividade física que gera prazer é normalmente a que conseguimos inserir em nossa rotina diária sem nenhuma obrigação, aspecto fundamental para a continuidade e progresso da atividade.

Fique atento também a sua alimentação, já que seu corpo só funcionará de forma correta e você só queimará gordura de forma efetiva se tiver energia suficiente para conseguir praticar a atividade física da forma correta e na intensidade necessária.

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