5 Dicas Importantes Para Ter Uma Vida Saudável

Esqueça as dietas mirabolantes, os horários absurdos para ir à academia e as horas de sono perdidas que costumamos “recuperar” aos finais de semana. A receita para saber como ter uma vida saudável não depende de uma rotina engessada e cheia de regras pontuais, mas sim de organizar seus horários com fluidez e encarar com prazer um novo estilo de vida.

Graças à correria do dia a dia, acabamos não conseguindo executar tarefas básicas que são fundamentais para nossa saúde física e mental, como dormir bem, manter uma alimentação mais saudável e praticar atividades físicas.

Mas a resposta para este problema não deve ser uma rotina exaustiva e sem sabor, afinal, reunir os amigos para um bate papo, comer seu prato favorito e curtir a vida com prazer, também fazem parte de um estilo de vida mais saudável.

Confira algumas dicas para descobrir sozinho como ter uma vida saudável e cheia de saúde:

Como ter uma vida saudável

1. Durma bem, independente de quantas horas de sono precisar

A ciência já comprovou: dormir 8 horas por dia não é garantia de um sono de qualidade. O fundamental para se dormir bem é manter uma rotina saudável de sono, com horários certos e com boas atitudes antes de se deitar.

Evite mexer no celular, fazer refeições pesadas ou discutir antes de ir para a cama. O ideal é começar a desacelerar, deixar de lado o ritmo frenético do dia a dia pelo menos 30 minutos antes de dormir. Aproveite este tempo para cuidar de você e se concentrar em si mesmo. Tomar um banho quente, saborear uma xícara de chá e meditar são ótimas dicas para te ajudar a relaxar e dormir melhor.

2. Alimente-se melhor, mas com prazer

Ninguém vive de salada, principalmente se este é um prato que não te apetece. Por isso, para manter uma alimentação mais saudável e, ainda assim, saborosa, procure novas opções e amplie seu paladar.

Existe uma infinidade de frutas, legumes, vegetais, opções de carnes magras, oleaginosas e cogumelos que podem te agradar, mas é necessário experimentar, sem preconceitos. É importante saber que mudar seus hábitos alimentares e aproveitar todo o sabor de novas receitas é muito mais útil do que uma dieta cheia de restrições.

Para fazer seu corpo funcionar com perfeição e deixar a saúde em dia, é ideal fazer cinco refeições leves e equilibradas por dia, comer até quatro frutas diferentes e degustar, com prazer, um de seus pratos favoritos. Já tentou substituir alguns ingredientes e transformar uma receita calórica em algo mais saudável? A hora é agora!

3. Beba muito líquido, mas não deixe de consumir dois litros de água

Leite e sucos naturais são ótimos para te ajudar a manter uma alimentação mais equilibrada, mas não tanto quando a água. Consumir dois litros de água por dia te ajuda a eliminar toxinas, ativar os músculos, melhorar a circulação e evitar várias doenças, além de ativar seu organismo e fazê-lo trabalhar melhor.

Se você sente alguma dificuldade para controlar seu consumo de água diário, saiba que existem alguns aplicativos para smartphone que te ajudam neste dilema. É só escolher o seu e aproveitar.

4. Procure uma atividade física que você goste

Se a academia não é o seu forte, procure fazer alguma outra atividade física que lhe dê prazer. Andar de bicicleta, caminhar ou correr, jogar basquete ou futebol e praticar pilates são algumas opções que podem te agradar e ajudar a manter a saúde em dia e ter uma vida saudável.

5. Separe algum tempo para curtir com quem você ama

Trabalhar, estudar, cuidar da casa e dos filhos pode ser bem estressante, principalmente quando não separamos algum tempo para curtir com nossos amigos ou família. Por isso, o melhor a fazer é separar alguns minutos do seu dia para curtir com quem está a sua volta.

Aproveite para jogar conversa fora com seu melhor amigo, almoçar com seus pais, jantar com seu marido/esposa ou até mesmo levar o cachorro para passear. Não importa como, onde ou com quem, apenas se concentre em saborear momentos com aqueles que ama.

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